Seguidores

TEMAS DE ESTUDO


Neste espaço você encontrará sempre alguns artigos, textos, pequenos estudos sobre a Logoterapia.
Nosso objetivo é que esse material sirva para conhecer e aprofundar tão importante escola de psicoterapia criada pelo Dr. Viktor Émil Frankl.
O leitor poderá partilhar esses conhecimentos e também contribuir com outros textos sobre o assunto. Para isso basta entrar em contato conosco pelo endereço logoterapiagevef@gmail.com .
Aprecie agora este texto que foi tema de um artigo já publicado e escrito por José Alem inspirado em escritos de Viktor Frankl.




Em busca de sentido


         Só existe um meio para o homem tornar-se livre:

         é perguntar a si mesmo quem é o ser humano, encontrar resposta a essa pergunta: não somos uma obra mal sucedida de um projeto.

         Um mero cenário de uma grande obra. Vos chamais homens? Em pouco tempo isso será entendido.

Jura Soyfer



Existe uma fonte, chamada dor

Dela nasce a autêntica felicidade.

Quem só olha pela penumbra, se espanta

Vê no poço profundo da fonte a sua imagem

Envolta na escuridão.

Bebe! Então a imagem vai se decompondo,

Gotas de luz.

Bebe!

Dehmel



Questões em Logoterapia

        Na sua obra A Psicoterapia ao alcance de todos, Viktor Frankl apresenta uma série de temas e conferências que pronunciou em diversas oportunidades. Entre muitas coisas que esses temas revelam chega-se à conclusão que a Logoterapia liberta a Psicologia de um certo fanatismo quase inevitável aos que a ela se dedicam e manifesta ainda o quanto de obscuro e turvo há nos ambientes onde se faz Psicologia.
        É impressionante como nos cursos universitários – no afã de buscar tantas possibilidades de ajudar ou corrigir a conduta humana – cultivam-se o medo de se pensar e saber livremente. Há uma espécie de medo generalizado, racionalizado e escondido na pretensão de se possuir um saber que fascina ambiguamente como fonte de um determinado poder.
        Sem se dar conta de seus aspectos ideológicos, mais que científicos, a Psicologia fecha-se em sistemas e reduz-se a si mesma toda e qualquer compreensão do ser humano. Mas a Psicologia deve ser aberta a uma amplidão e a um aprofundamento ilimitados do ser humano, não colocando limites à realidade a ser descoberta. Caso contrário, a Psicologia leva a uma análise superficial, incompleta e parcial dos conhecimentos sobre o ser humano.
        Os temas tratados pelo Dr. Viktor Frankl na sua obra citada revelam que a Psicologia tem muito mais a dizer do que habitualmente e lamentavelmente tem feito. Os temas apresentados em Logoterapia a serviço de todos situam a Psicologia dentro da realidade mais profunda do ser humano e mostram as relações existentes entre os atuais e constantes desafios comuns a todos os seres humanos como por exemplo: o Homem em busca de sentido, a problemática da divulgação de temas psiquiátricos, a Psicanálise e a Psicologia individual, atitude fatalista, a existência provisória, a massa e o dirigente, a higiene psíquica da velhice, a hipnose, a ansiedade e a neurose da ansiedade, a insônia, a hipocondria, a histeria, considerações sobre o amor, a neurose obsessiva, a narcoanálise e a psicocirurgia, a melancolia, a esquizofrenia, a angústia do homem diante de si mesmo, a enfermidade dos dirigentes, eutanásia e assassinato em massa, o poder da obstinação do espírito humano, o problema corpo-psique do ponto de vista clínico, o espiritismo, conclusões do psiquiatra sobre a arte moderna, o médico e o sofrimento. E questões como:  o homem é resultado da herança genética e do meio ambiente? Pode-se pensar e medir a alma? O livro como meio terapêutico.

        Esses temas como a realidade do homem é inesgotável e por isso não cabem dentro de um reduzido número de afirmações breves e digeríveis com respostas fáceis e imediatas como querem muitos estudiosos da Psicologia. O ser humano é um mistério e desvendá-lo é também encontrar-se com o Mistério. A Psicologia – quando é uma ciência aberta ao mistério – contribui significativamente para ajudar o ser humano na descoberta de si no seu mistério, no Mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário