Seguidores

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A vontade de sentido

 
Caros leitores.
Cada dia nos encanta mais a proposta da Logoterapia. Uma obra centrada sobre o valor da pessoa, o sentido da vida,  a abertura para a mais fascinante aventura do ser humano.
Durante este ano, nosso grupo dedicou-se ao estudo da obra acima indicada.
Na leitura e comentário do texto vamos descobrindo sempre mais essa abordagem antropológica e psicoterapêutica que pode ampliar nossa visão da vida e reconhecer melhor essa vontade de sentido que habita no íntimo de cada ser humano.
Este livro é uma série de palestras proferidas pelo Dr. Viktor E. Frankl em circunstâncias diversas e tem como objetivo ajudar a entender melhor "o sistema que caracteriza a logoterapia".
Fala de seus fundamentos através de três conceitos principais: 1. A liberdade da vontade; 2. A vontade de sentido; 3. O sentido da vida.
 
Iniciamos hoje o estudo do posfácio: "A desguruficação da Logoterapia". Interessante palestra de Dr. Frankl em San Diego, em 1980. De maneira prática e coloquial Frankl afirma que "seu desejo, é que, no futuro, a mensagem da logoterapia seja levada adiante por espíritos independentes e criativos. A Logoterapia vê o homem como um ser em busca de sentido. Nossa tarefa é a de fazer o homem consciente de seu "ser responsável", de sua responsabilidade.
 
Conheça algo mais sobre Logoterapia acessando o endereço:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário