Seguidores

sábado, 23 de junho de 2012

AUTOTRANSCENDÊNCIA

Iniciamos neste encontro o estudo do 2º Capítulo – A autotranscedência como um fenômeno humano. Este Capítulo está na Primeira Parte – Fundamentos da Logoterapia – do livro adotado¹.

Os presentes no encontro foram: Pe. José Alem, Pe. Donizete Barbosa, Teresa Dieli, Karyne Castro, Éllen Gallo e Sônia Scalett.
Com satisfação, o encontro também foi um momento de partilhar conhecimentos e experiências que contribuem para a caminhada nos estudos e o fortalecimento da humanização!

Através do texto, compreendemos inicialmente que o tema em questão refere-se a uma característica constitutiva da existência humana. Segundo Frankl “o homem é aberto ao mundo” (pág. 45). Ou seja, “O homem busca – e, em sua busca, tende a atingir - o mundo, mundo esse repleto de outros seres humanos a encontrar e de sentidos a preencher”.

A fim de reconhecer e manter esta abertura se faz necessário e saudável um certo grau de tensão. Tensão essa, que perpassa pelos esforços pessoais do homem, é indispensável para estimular sua capacidade de movimento e ajudar na sua orientação primeira, criar e realizar valores.



"Quem tem porque viver pode superar qualquer como" (Nietzsche).




¹Frankl, V. E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. São Paulo: Paulus, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário