Seguidores

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ONTOLOGIA DIMENSIONAL

Hoje foi dia de reencontros também. Recebemos Pe. Alem, chegando depois de uma bela, alegre e importante missão e Guida, também participante do grupo, que estava respirando outros ares. Bem-vindos!

Através da leitura de hoje (págs. 36-38), foi possível ampliar a compreensão sobre a ontologia dimensional. “Inevitavelmente, a unidade do ser humano – unidade essa, apesar da multiplicidade do corpo e da mente – não pode ser achada em suas faces psicológicas, nem biológicas, da qual o homem foi de inicio, projeto”. Para Frankl (2011), esta ontologia não resolve o problema mente-corpo, no entanto, explica porque tal questão não pode ser solucionada. Segundo o autor, o determinismo, problema paralelo à questão mente-corpo, negligencia a abertura essencial da existência humana por reduzi-lo a um sistema fechado. “O homem é aberto ao mundo” (Portmann; Gehlen).

 

“Por conta do caráter autotranscendente da existência humana, eu diria que ser humano significa direcionar-se como objetivo a algo ou alguém que não a si mesmo”. (Frankl, V. E.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário