Seguidores

quinta-feira, 17 de março de 2011

A espiritualidade, dimensão do ser humano


"O homem tem corpo e alma, mas é espírito" (Viktor Frankl)

Essa afirmação de Frankl fundamenta sua compreensão do ser humano. O homem é um ser bio-psico-socio-espiritual. A espiritualidade é uma das dimensões do ser humano. O espiritual é instransmissível. O homem como pessoa espiritual não é criado por nós.
As ciências naturais estão em condições de explicar o que é apenas um ser natural e não são capazes de compreender o sentido espiritual e sobrenatural.
Frankl adverte que o homem deve ser visto à luz da ontologia dimensional e que o noético, ou espiritual, só pode ser encontrado numa dimensão superior e especificamente humana.
Frankl não invalida alguma das descobertas anteriores da ciência no que se refere aos planos biológicos e psicológicos mas critica-as como unilaterais por ser referirem apenas a uma dimensão do ser humano.
Frankl critica a psicanálise por fazer anatomia do psiquismo, despersonalizando o homem. Mas a análise existencial tem por objeto o ser-homem afirmando-o como ser reponsável, cujo fundamento é espiritual.
Freud afirma: "Sempre vivi no andar térreo e no subsolo do edifício".
E Frankl afirma: "A verdadeira profundidade do homem é a sua altura"

O encontro de estudos de Logoterapia acontece todas as quintas-feiras das 9,30 às 11,30 horas. Reunem-se profissionais de psicologia que aprofundam essa escola de psicoterapia centrada sobre o sentido da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário