Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

Existência e Factidade


"A existência humana é algo essencialmente espiritual, a facticidade compõe-se tanto de elementos psicológicos como fisiológicos; contém tanto anímicos como espirituais" (Viktor Frankl).

A Logoterapia reconhece um insconsciente espiritual, além do insconsciente instintivo que não se confunde com o intelectual e o racional. É uma espiritualidade insconsciente caracterizada pela ausência da autoconsciência reflexiva, é irreflexa, isto é, tem uma compreensão imediata de si mesma.

"Há uma espiritualidade inconsciente, uma moralidade inconsciente e uma crença inconsciente. Esta crença inconsciente é, com frequência, inconsciente, ao meu juizo, no sentido de uma religiosidade reprimida" (Frankl).

"Jamais a existência se apresenta diante dos meus olhos como objeto; sempre etá, pelo contrário, por trás de meus pensamentos; atrás de mim como sujeito. Por isso, a existência, em última análise, constitui um mistério" (Frankl)

Na reunião de hoje do Gevef concluimos o terceiro capítulo, da parte III do livro "A psicologia do sentido da vida" de Izar Xausa. O capítulo trata da Logoterapia como uma psicologia que brota do espiriutal: noos.

Na reunião de hoje estiveram presentes Teresa Dieli, José Alem, Karine Castro, Helen, Samira, e tivemos a visita participativa de Melissa Steulla. Foram momentos de participação ativa de todos em que não faltaram também partilhas sobre Sebos onde Samira encontrou um exemplar do livro e o anúncio da gravidez de Melissa que foi motivo de alegria para todos com os cumprimentos de todos os presentes.
Justificaram a ausência Eliane Rennó e Eliane Calsavara.

A todos os nossos votos de que a vida seja uma divina aventura no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário